Gente de corazón acogedor, renovado y misericordioso

0
939
(desde la izquierda) P. Sebastian Ani Dato CSsR, P. Rogério Gomes CSsR y P. Nicolas Ayouba CSsR

(Roma) El mismo Espíritu que inspiró a Alfonso es el que nos guía hoy y hace arder el corazón de cada cohermano, con sus alegrías y sus penas y, dentro de sus límites, le hace ofrecer lo mejor de sí mismo con sus dones – dijo en su homilía el P. Rogério Gomes CSsR, Consultor General de la Congregación del Santísimo Redentor que presidió la Eucaristía en la iglesia de San Alfonso en Roma el 1 de agosto de 2020.

Entre los concelebrantes estaban presentes otros dos miembros del Gobierno General, el P. Sebastian Ani Dato CSsR y el P. Nicolás Ayouba CSsR, así como el Superior de la comunidad de San Alfonso y el Rector del Santuario, el P. Giovanni Congiu CSsR, Presidente de la Academia Alfonsiana, el P. Alfonso Amarante CSsR, y profesores, estudiantes y miembros de la comunidad redentorista local.

A continuación presentamos el texto completo de la homilía del P. Rogério Gomes.

HOMILIA – SANTO ALFONSO

Queridos confrades, Irmãos e Irmãs aqui presentes neste santuário e você que acompanha pelas redes sociais.

Hoje celebramos a solenidade de Santo Afonso Maria de Ligório. Recordamos os 233 anos de sua passagem por esta terra e lá, junto de Deus, continua a nos guiar.

Se perguntássemos a Afonso, hoje, se ele reconheceria a Congregação por ele fundada, certamente ele nos diria que sim, mas com algumas críticas, quem sabe fortes, às nossas constituições e estatutos, as nossas formas de governo, aos nossos capítulos e a nossa vida apostólica. Não faria uma crítica a partir do seu contexto, mas, como homem sagaz, da sua leitura dos sinais dos tempos e dos tempos dos sinais. Entretanto, apesar das críticas, Afonso reconheceria sua Congregação e, com grande alegria, porque desde a intuição e fundação ela nunca deixou de anunciar o Evangelho um só dia, mesmo com as dificuldades que atravessou ao longo dos tempos.

Afonso reconheceria nela a mesma vitalidade proveniente da seiva do carisma. Reconheceria porque está viva e pulsa com o coração redentor que bombeia em suas veias o sangue da copiosa redenção que a faz responder cada dia, em diferentes culturas, aos apelos do Espírito. Afonso não estaria desiludido conosco, pedir-nos-ia para seguirmos avante, com entusiasmo, voltando-nos sempre à intuição original: o Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou com a unção e me enviou para levar a alegre anúncio aos mais abandonados (Is 61,1).

Este mesmo Espírito que inspirou Afonso é aquele que nos guia hoje e faz arder o coração de cada confrade, com suas alegrias e tristezas e, nos seus limites, dar o melhor de si com seus dons. É esse coração entusiasmado de cada confrade, com o auxílio do Povo de Deus, que faz o coração da Congregação pulsar e renovar a nossa vida apostólica. Esta renovação é possível quando cada uma busca o encontro pessoal com o Redentor e escuta a sua voz dizendo: veja a multidão aflita e desamparada como ovelhas sem pastor. Continue a percorrer as cidades e as vilas, pregue o evangelho do reino, cure as enfermidades e os enfermos e orem ao Senhor da seara e peça-lhe para que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita (Cf. Mt 9,35-38).

O que espera Afonso de nós? Certamente a fidelidade criativa que busca compreender sua intuição carismática e levá-la adiante no contexto moderno, com o auxílio do Senhor que nos dará a inteligência para compreender tudo (2Tm 2,7). Não espera de nós que sejamos super heróis, os mais santos entre os santos, mas homens de coração acolhedor, renovado, misericordioso, que tenha compaixão das ovelhas sem pastor e capazes de formar consciências para que se libertem de tantas escravidões deste mundo. Afonso nos quer genuinamente humanos para sermos redentores e gastarmos os dias em favor da copiosa redenção.

Que Afonso lá do céu nos inspire a anunciar o evangelho de modo sempre novo, com todos os meios que possuímos onde quer que estejamos e nos dê coragem e ousadia para renovar cada dia a missão da Congregação. Assim seja!

P. Rogério Gomes, C.Ss.R
Conselheiro Geral

Print Friendly, PDF & Email